Translate

sábado, 23 de março de 2013

Pôr do Sol

O pôr do sol é um dos momentos mais registrados na fotografia, quer seja através de fotos em que o próprio sol aparece ou aquelas que têm apenas a intenção de utilizar-se da sua cor alaranjada que dá outra vida a paisagens naturais ou urbanas. Quando se começa a ler um pouco sobre fotografia, não tarda muito encontrar algum texto a respeito da "golden hour", como os de língua inglesa chamam o período de aproximadamente uma hora antes do pôr do sol até uma hora depois. Justamente pelo tom dourado que confere às fotos, consegue-se fotos que normalmente são agradáveis a quem vê. Além, é claro do fator emocional geralmente associado ao pôr do sol.

Particularmente, eu gosto bastante de fotografar nesse horário, tendo me rendido algumas fotos boas (pelo menos para o meu nível de iniciante). Futuramente, devo recorrer a esse tema, com certeza, principalmente quando tiver acesso a um filtro de densidade graduada e tentar verificar o seu efeito, suavizando o contorno do sol, ajustando-o à latitude que a câmera consegue alcançar. Quando tiver algum conhecimento mínimo em pós processamento, também poderei postar fotos melhores.

Posto abaixo algumas fotos que fiz do e ao pôr do sol, que estão organizadas em um "set" sobre este tema no flickr. Pretendo ir adicionando fotos ao set, cada vez que conseguir alguma interessante.

Lagoa de Imboassica, Macaé - RJ

Bahia Marina, Salvador - BA

Bahia Marina, Salvador - BA (as nuvens não ajudaram muito esse dia)

Itaipava, Petrópolis - RJ. Tirada com um iPod Touch

Rio São Francisco, Ibotirama - BA

2 comentários:

  1. Henrique, estou gostando muito do blog! Tenho trilhado um caminho de aprendizado muito parecido. Parabéns!
    Ah, irei a Macaé algumas vezes nos próximos meses. Espero poder encontrá-lo! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Renam, obrigado! Vindo aqui, é só me ligar que a gente se encontra. Não sei se está sabendo, mas a minha filha vai nascer depois de amanhã. Abraço e boas fotos!

    ResponderExcluir