Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cisplatina - Projeto N° 01/2016

Não consegui pensar em um título melhor para o post, pois retomar o registros dos projetos fotográficos de 2016, me fez lembrar da questão histórica, já que Colônia de Sacramento foi colonizada pelos Portugueses e sua arquitetura lembra a arquitetura inicial do Brasil. Pequena e aconchegante, a cidade foi um ponto alto da viagem, apesar do pouco tempo e do calor. 

A viagem começou em Buenos Aires, cidade que gosto muito e que já conheço relativamente bem. Queria aproveitar o regresso para fotografar de uma maneira diferente do que já tinha de viagens anteriores. Como comentado no post anterior, este foi o primeiro projeto fotográfico pensado para o ano de 2016, contemplando explorar diferentes nuances fotográficas na cidade: fotografia de rua, paisagens, fotojornalismo, preto e branco etc. dentro do possível durante o passeio, intercalando com as fotos da família, que viajava ao exterior pela primeira vez. Seguindo dicas de blogs internet afora, optamos por fazer a travessia de barco de Buenos Aires até Colonia del Sacramento e ir de ônibus daí até Montevidéu. 

Listo abaixo algumas observações que consegui tirar da experiencia e que pretendo ter em conta em viagens futuras:
  • Em viagem familiar, fotografia não pode e nem conseguirá ser objetivo principal. É praticamente impossível conciliar, além de que uma perda de tempo não atinge apenas você, mas todos os demais também. Não cabe ser egoísta. 
  • O peso do equipamento incomoda bastante em viagens desse tipo, devido aos longos trechos de caminhadas. Talvez uma bolsa estilo messenger seja mais confortável e adequada.
  • Não visitar cidades históricas em pleno verão. O calor atrapalha o humor, a disposição para caminhar e carregar câmera e lentes.
  • O ideal é estudar ao máximo o roteiro do dia e levar apenas a câmera e uma lente, no máximo uma segunda lente leve. Uma compacta premium ou uma câmera m4/3 pode ser a melhor solução nestes casos.
  • Por tudo citado acima, acabei optando por carregar apenas o celular em alguns dias da viagem. A qualidade de imagem não é das melhores, mas de dia dá para tirar boas fotos para compartilhar em redes sociais. 
  • Não consegui ter cara de pau suficiente para abordar pessoas na rua ou tirar fotos de anônimos, o que poderia ter enriquecido fotograficamente a coisa toda. 
  • Segue a saga para conseguir melhores fotos de viagens.
Os resultados conseguidos com o celular foram muito bons durante o dia, com luz disponível. Porém, a diferença é perceptível quando vista em monitor em lugar de uma tela de celular. Em ambientes internos, com pouca luza disponível, as cores já saem ruins, além da granulação bem mais perceptível. Em alguns casos salvou também quando esqueci de levar a câmera, como justamente num dia em que saímos com um guia em uma van e não teria que carregar peso o tempo todo.  Enfim, as fotos que mais se enquadraram dentro da proposta do projeto foram as de Buenos Aires. Colonia del Sacramento certamente é um lugar que voltaria um dia e que provê ótimas oportunidades para fotografia. Montevidéu encerrou bem a viagem.

As primeiras fotos foram feitas com a câmera e processadas com DxO Optics Pro/On1 Photo e as últimas foram feitas com celular e processadas com o Lightroom Mobile ou Instagram.

 Avenida 9 de Julio, Buenos Aires. 24mm, f/8, 1/200s, ISO 100

 Bailarinos de Tango no Caminito, Buenos Aires. 24mm, f/5.6, 1/125s, ISO 400

 Predios em Puerto Madero, Buenos Aires. 35mm, f/8, 1/320s, ISO 100

 Girafa no Zoológico de Buenos Aires. 50mm, f/2.8, 1/1600s, ISO 100

 Congresso, Buenos Aires. 19mm, f/5.6, 1/640s, ISO 100

Feira de SanTelmo, Buenos Aires. 17mm, f/8, 1/250s, ISO 100

  Zona do porto em Tigre, Grande Buenos Aires. 24mm, f/8, 1/320s, ISO 100

 Río de la Plata, Colonia del Sacramento. 50mm, f/8, 1/320s, ISO 100

 Uma das saalas na Galería de los Suspiros, Colonia del Sacramento. 17mm, f/4, 1/60s, ISO 1600

 Casa Pueblo, Uruguai. 17mm, f/5.6, 1/160s, ISO 100

 Uma das salas do Café Tortoni, Buenos Aires. Celular Motorola Moto X 2014.

Casa Rosada, Buenos Aires. Celular Motorola Moto X 2014.

Plaza de Mayo, Buenos Aires. Celular Motorola Moto X 2014.

Feira de San Telmo, Buenos Aires. Celular Motorola Moto X 2014.

Catedral de San Isidro, Grande Buenos Aires. Celular Motorola Moto X 2014.

Plaza de la Independencia, Montevidéu. Celular Motorola Moto X 2014.

Exposição ao ar-livre no parque do Prado, Montevidéu. Celular Motorola Moto X 2014.

Jardim Botânico, Montevidéu. Celular Motorola Moto X 2014.

Catedral Metropolitana de Montevidéu. Celular Motorola Moto X 2014.