Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Shy Moon

"Shy moon hiding in the haze,
 I can see your white face..."

Lembrei-me dos versos de Caetano Veloso quando tentava tirar fotos da lua naquele dia. Na primeira tentativa, armei o tripé, coloquei a lente na câmera e, quando olhei novamente para o céu, lá estavam as nuvens: negras como a noite, cobrindo boa parte da lua tímida. Paciência é uma das coisas a se desenvolver em fotografia, assim como disposição de tempo. Quando se está aperendendo, então, raramente se acerta uma foto na primeira tentativa.

No dia seguinte, em um momento de dispersão das nuvens, fiz uma rápida tentativa com as mãos, sem tripé e consegui uma foto aceitável, aquela que seria a minha última foto da lua em 2012.  Dia 31 de Dezembro, pouco depois das 10 da noite.

É uma foto que muitos iniciantes, assim como eu, querem tirar. Afinal, a lua é fascinante. Porém, ao longo de algumas tentativas que fiz desde o meu começo com a DSLR, descobri que a minha lente é um tanto curta. Consegui aproximar bem a foto "cropando" no software no computador, fazendo-me valer dos 16 megapixels da câmera. Para esse fim de fotografar a lua, uma lente 300mm já teria saído bem mais próxima que a minha 200mm, em um sensor APS-C.

 Exif: 1/125, f/5.6, ISO 200, 200mm. Link no flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário